Educação NÃO É PRIVILÉGIO!
Na aula do dia 19/04/2021 o tema principal foi a biografia de Anísio Teixeira - a sala foi separada em grupos. Cada grupo assistiu uma parte do documentário e apresentou pontos importantes para a turma.
Anísio Spínola Teixeira (Caetité, 12 de julho de 1900 — Rio de Janeiro, 11 de março de 1971) foi um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro. Ele participou da revolução constitucionalista de 1932, onde aconteceu o manifesto dos pioneiros da escola nova. O manifesto foi escrito por Fernando de Azevedo e Anísio e defendia uma escola pública, laica e obrigatória. Isso acabou gerando uma disputa entre os educadores pioneiros e os católicos. Pelo poder do rumo da educação. Em 1935, a realização do seu projeto mais ambicioso, a criação da Universidade Distrito Federal, acabou gerando grande polêmica por causa do intuito, que seria pesquisa e investigação da realidade. Seu corpo docente era composto por Cândido Portinari, Heitor Villa-Lobos e Gilberto Freyre. Infelizmente a universidade teve uma vida curta, pois foi abortada no governo Vargas. Acontece que havia uma caça aos comunistas que acabou criando grande turbulência, até que em dezembro de 1935, Anísio decidiu pedir demissão e precisou se exilar na Bahia. Acabou morando em fazendas, onde nasceram seus filhos e acabou se tornando empresário.
Esse documentário conta um pouco sobre toda sua trajetória. Que ficou marcada pela sua perseverança, determinação e superação.
Arrasou👏👏👏
ResponderExcluir